Renato Pereira – Discurso de posse da presidência
Senhoras e senhores,
O que nos trouxe aqui, neste 12 de maio, em uma noite fria de outono? Foi um convite? O desejo de prestigiar alguém em especial? A curiosidade? Eu diria que estamos reunidos porque formamos uma comunidade.
E o que nos caracteriza como comunidade? O amor pelos livros e pela leitura.
Para mim, é um privilégio integrar este grupo que tem como objetivo promover e incentivar a literatura, a escrita e a leitura.
Em um mundo em constante transformação, a leitura se faz mais necessária do que nunca. Ela não só gera novos conhecimentos, mas também desenvolve habilidades essenciais, como a compreensão crítica, a empatia e a criatividade.
Recordando alguns escritos em parceria com a professora Tanize, afirmo: “A leitura é o mundo que cabe no bolso. Uma janela que nos olha”. Se mantivermos essa janela aberta, novos ares e estações serão escritos enquanto nos inclinamos no parapeito da história, contemplando a vastidão que nos é dada: a vida.
Ainda hoje, muitos não têm acesso aos livros e à educação. Por isso, é fundamental que nós, educadores e pais, façamos nossa parte para estimular a leitura em nossas comunidades.
Devemos incentivar a produção literária, apoiar escritores e artistas locais, e promover a divulgação de suas obras.
Além disso, é imprescindível inserir a leitura, de forma crescente, no cotidiano escolar. Isso pode ser feito por meio de programas de incentivo à leitura, pela oferta de livros e criação de espaços apropriados nas escolas, e através de projetos pedagógicos que estimulem a leitura e a escrita.
Por fim, reforço o papel crucial da Academia de Letras, entidade itinerante que, hoje, se faz presente em Santo Augusto, promovendo a literatura e a leitura.
Como acadêmicos, temos a responsabilidade de inspirar as pessoas a ler, a escrever e a promover a leitura como uma necessidade humana.
O que nos trouxe aqui hoje? O pertencimento a este lugar, nossas raízes, e, sobretudo, os livros. Que cada um de nós leve consigo essa semente de esperança em um mundo possível.
A cópia da Carta de Santo Augusto pela Literatura, Livro e Leitura, assinada por todos aqui presentes, será uma cápsula do tempo. Quando publicizada, ficará como registro das intenções desta comunidade na valorização da cultura local e regional.
Ao encerrar esta sessão, agradeço a presença de todas as autoridades, convidados, colegas acadêmicos e apoiadores. Convido todos para a foto oficial e, em seguida, para os cumprimentos aos nossos homenageados.
SESSÃO SOLENE DE APRESENTAÇÃO E POSSE DA NOVA DIRETORIA, OUTORGA DE HONRARIAS E HOMENAGENS
Santo Augusto, 12 de maio de 2023.
Prof. Dr. Renato Pereira