
Jacinto Anatólio Zabolotsky nasceu em 3 de julho de 1956, em Campina das Missões, Rio Grande do Sul, filho de João e Ana Zabolotsky, imigrantes russos.
Jacinto é bacherel e mestre em Direito. Atua como professor universitário, contador, escritor, mediador e conciliador judicial. Falante de russo e espanhol, já foi colunista e cronista do programa A Voz da Rússia.
Atualmente, é cônsul honorário da Rússia para o Rio Grande do Sul e Diretor Geral Brics/Mercosul para assuntos da Rússia. Preside a Associação Cultural Russa Volga do Brasil, mantenedora do Grupo Folclórico Russo Troyka, e membro da diretoria da Igreja Ortodoxa Russa Apóstolo São João Evangelista. Além disso, é vice-presidente da Câmara de comércio, Indústria e Turismo Brasil/Rússia para o Rio Grande do Sul e do Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Campina das Missões. Representa o Rio Grande do Sul no Conselho Coordenador dos Compatriotas Russos no Brasil e foi presidente do Rotary Club de Campina das Missões (2012/2013), governador assistente (2014/2015), e atualmente diretor de imagem pública.
Publicou inúmeros livros, incluindo “A imigração russa no rs e no brasil – os longos caminhos da esperança”, traduzido para o russo, e “Meus dois corpos”, sobre o fenômeno dos gêmeos. Em 2023, lançou “A história da santa e beata Xênia – padroeira de São Petersburgo” e “Anita missioneira”, escrito com Noé Teixeira.
Idealizou monumentos como a cruz ortodoxa de seis metros em frente à igreja ortodoxa russa e a primeira capela ortodoxa no Brasil, inaugurada em 2021. Tem contribuído para a produção de documentários e reportagens sobre a cultura russa e a ortodoxia. Recebeu diversas condecorações, incluindo a medalha patriarcal da igreja ortodoxa russa e a medalha do ministro das relações exteriores da Federação Russa. Em junho de 2024, foi nomeado cônsul honorário da Federação Russa no Rio Grande do Sul.