18-MARIO-SIMON Mário Simon

Crenolbe Mário Basso Simon, popularmente conhecido como Mário Simon, nasceu em 30 de abril de 1939 em Carazinho. Mudou-se para Santo Ângelo em 1956, onde foi professor de Língua Portuguesa e Literatura de 1965 a 2008, iniciando no Colégio Verzeri e se aposentando na URI. Graduado em Letras pela UNIJUÍ, fez mestrado em Literatura Brasileira na UFSC.

Atuou em diversos cargos públicos na área de Cultura e Turismo em Santo Ângelo, coordenou a 3ª CRE na década de 1980 e fundou o Balneário Parque das Fontes em Entre-Ijuís. Como escritor, publicou nove livros, incluindo “Breve Notícia dos Sete Povos” e “Os Sete Povos – Trágica Experiência”. Foi fundador e primeiro presidente da Academia Santo-angelense de Letras. Recebeu o Prêmio Habitasul de Revelação Literária em 1980, Destaque Cultural do Estado em 2003 e o Troféu Deusa da Poesia da Academia Literária Gaúcha.

Seu trabalho focava na história das Missões dos Sete Povos. Idealizou a coletânea “Memórias Esparsas” e o Acampamento da Poesia, além de lutar pela implementação de um teatro em Santo Ângelo. Mário Simon foi uma figura central na promoção da cultura e literatura missioneira, deixando um legado duradouro. Faleceu em Santo Angelo, em 1º de novembro de 2023.

Pular para o conteúdo