Anatólio Gach é empossado como o primeiro membro honorário da Alenrio
Cerimônia de posse e documentário serão exibidos pelos canais de comunicação da Academia
No dia 28 de dezembro, às 19h, a Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) transmitiu a Cerimônia de Posse de Anatólio Gach como seu primeiro membro honorário. Natural de Novo Machado, Gach, de 83 anos, é uma figura importante na difusão da Língua Portuguesa na Rússia, onde reside atualmente e foi um dos fundadores da cátedra de Língua Portuguesa na Universidade de São Petersburgo.
A história do professor emérito foi contada no documentário “Do Povoado Pratos a São Petersburgo: Memória e História de Anatólio Gach”, dirigido pela jornalista Rejane Fiepke Carpenedo. O filme, fruto de extensa pesquisa realizada pelo grupo de trabalho da Alenrio, busca resgatar as memórias de Anatólio no noroeste gaúcho e traçar seu impacto acadêmico no Leste Europeu.
QUEM É ANATÓLIO GACH
Filho de imigrantes, Anatólio Gach nasceu em 18 de setembro de 1937, no Povoado Pratos, hoje Distrito de Novo Machado-RS. Aos 15 anos, mudou-se com a família para o Leste Europeu. Gach formou-se na Universidade de São Petersburgo e, em 1961, foi um dos responsáveis pela criação do primeiro Departamento de Língua Portuguesa na Rússia, ampliando o ensino da língua em todo o Leste Europeu.
Anatólio, mesmo residindo na Rússia, mantém contato frequente com a Alenrio e recorda com carinho sua terra natal, o Povoado Pratos, onde cresceu aprendendo a pescar, caçar, andar a cavalo e tomar chimarrão. Aos 83 anos, sua trajetória se destaca como um elo cultural e linguístico entre Brasil e Rússia.
Além disso, a biografia do professor Anatólio Gach será incluída na Wikipedia por meio de um verbete. Para mais detalhes, acesse o link: Anatoly Mikhailovich Gakh – Wikipedia.