Biblioteca Pública de Tucunduva será a nova sede da Alenrio
Projeto de Lei do Executivo foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores
No último dia 14 de novembro foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores do município de Tucunduva, o Projeto de Lei nº 44, de 30 de outubro de 2023, que autoriza o poder executivo municipal a conceder permissão de uso da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, para a Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio, para o período de cinco anos.
“Este é um resultado da articulação da diretoria com a prefeitura de Tucunduva que iniciou em 2021 e frutificou nesta linda parceria. Ao mesmo tempo, trabalhamos para qualificar a política cultural, especialmente no segmento do livro, literatura, leitura e bibliotecas, em Tucunduva e nos municípios onde a Alenrio possui membros”, comunica o professor Renato Pereira, presidente da Alenrio.
A entidade possui acervo próprio, na Biblioteca Professor Daniel Scheid, de livros selecionados, catalogados e preparados para empréstimos aos acadêmicos. Em breve, as obras poderão ser disponibilizadas para consulta da comunidade.
A Alenrio apresentou-se com a missão de cultivar, preservar e divulgar a literatura regional, pela reunião de escritores dos mais variados municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. “Este ato é muito significativo, já que a primeira reunião para a instalação da Academia ocorreu na Biblioteca de Tucunduva”, complementa a escritora tucunduvense Tanize Tomasi, vice-presidente da entidade.
O município de Novo Machado também possui uma sede física da academia junto a Casa do Artesão.