Diretoria da Alenrio prestigia encontro regional sobre leitura e escrita na infância

Evento promoveu o encontro de professoras da Educação Infantil de diversos municípios

SANTO AUGUSTO (RS) — A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) marcou presença na noite do dia 17 de junho na atividade de encerramento da formação do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O encontro ocorreu na EMEI Vovó Amália, em Santo Augusto, e reuniu professoras da Educação Infantil de diversos municípios da região.

O presidente da Alenrio Renato Pereira, e a vice-presidente, Tanize Tomasi, participaram como convidados e destacaram a importância da literatura regional no cotidiano das escolas. Durante suas falas, apresentaram obras de autores locais e reforçaram o papel da leitura e da escrita na construção de práticas pedagógicas mais significativas.

— É necessário que os professores se vejam como construtores de cenários futuros a partir do trabalho literário na infância — afirmou Renato.

O LEEI, programa do governo federal, tem como foco a formação continuada de docentes da Educação Infantil, estimulando o uso da oralidade, da leitura e da escrita desde os primeiros anos do processo educativo.

Ao final do encontro, as educadoras entregaram um documento coletivo com relatos e cartas sobre suas práticas, consolidando as experiências e aprendizados da formação. A participação da Alenrio reforça o compromisso da entidade com a promoção da leitura, da escrita e da valorização da literatura regional.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo