Fundadores da Alenrio são empossados em cerimônia transmitida ao vivo pela internet

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Tucunduva.

Na noite da última quarta-feira, 9, aconteceu a cerimônia de instalação e posse dos fundadores da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio). Idealizada por Renato Pereira e Tanize Tomasi, a Alenrio tem como objetivo promover o surgimento de novos escritores e leitores na região. A Academia foi oficialmente fundada em 5 de dezembro de 2020.

O evento, que foi transmitido ao vivo na internet e pelo rádio, com a cobertura de parceiros espalhados por toda a região noroeste, teve a participação de inúmeras lideranças municipais, estaduais e federais, que enviaram mensagens de reconhecimento e apoio.

A cerimônia teve início com a participação virtual de Gabriela Meindrad, Secretária Adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul. Ronaldo Santini, Secretário de Turismo, Danrlei de Deus e Secretário dos Esportes do Estado do Rio Grande do Sul, Pompeo de Mattos, Deputado Federal, Ernani Polo, Deputado Estadual, prefeitos da região, como Jonas Fernando de Tucunduva, Antônio Savela de Novo Machado e Lilian Fontoura Depiere de Santo Augusto, e os ex-prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, entre outras autoridades, fizeram pronunciamentos em prol da entidade.

De acordo com Gabriella Meindrad, secretária adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul, a participação dos escritores é fundamental para o processo de construção e valorização da cultura, da formação da nossa identidade e da preservação da memória, pois é com a literatura que nós enxergamos mais longe com discernimento e sabedoria.

Os fundadores da Academia, agora considerados “imortais” pelo conjunto de suas obras fizeram o juramento da entidade, conduzidos pelo acadêmico Danilo Fagundes. Cada um dos membros se manifestou brevemente, por meio de seus discursos. Também foram apresentados os patronos como forma de homenagear personalidades destacadas nas letras, ciências, artes, política, educação, cultura e religiosidade da região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Sobre a Alenrio. A Alenrio foi idealizada pelos escritores Renato Pereira e Tanize Tomasi, que vislumbraram uma confraria de autores e obras da região noroeste, visando a reunião de pessoas dedicadas a pensar as letras em suas mais distintas nuances, que tivesse como objetivo trabalhar em prol da valorização e divulgação da literatura, bem como, de zelar pela formação de novos leitores e escritores. “Mais do que reunir pessoas do segmento literário, a Academia tem como missão contribuir com o acesso e a democratização da literatura. A atuação da Alenrio se dará especialmente no incentivo aos autores e na formação de novos leitores. Além de identificar os autores locais, a expansão da academia ocorrerá para toda a Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A reunião de autores, de obras e de outras pessoas de reconhecido mérito contribuirá para a elevação das letras e das artes do território gaúcho. A abertura de novas vagas se dará por meio de edital”, ressaltam Renato e Tanize.

Pular para o conteúdo