
Nair nasceu em 20 de maio de 1954, em Tuparendi-RS, em uma família apreciadora das artes literárias, da qual herdou o gosto da leitura, escrita e contação de história. Graduou-se em Estudos Sociais e Geografia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Foi professora e diretora na Escola Estadual de Primeiro Grau Incompleto Monteiro Lobato de Esquina Água Fria, município de Novo Machado – RS no período de 1977 a 1999. Participou com dois trabalhos na elaboração do livro “Educação Ambiental em Novo Machado – RS, volume: 9, integrando a Coleção Experiências Educação Ambiental, num total de 13 volumes. É compositora de diversas canções apresentadas em Festivais na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, sendo que todas elas foram premiadas e gravadas. Entre elas estão: “Deus, aonde estás?”, “Quadro Desbotado”, “Escola da Vida”, A Força do Amor”, ” Terra Amada, Mãe Gentil” e “Canção da Terra”. A música Escola da Vida foi gravada pelo Grupo Sol Maior Show de Tucunduva e Canção da Terra pelo Grupo Vocal NPC de Tucunduva. Autora do Hino oficial do município de Novo Machado – RS.
Trabalhou em escolas públicas nos municípios de Tucunduva e de Novo Machado, no Rio Grande do Sul. Lecionou no Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais e no Ensino Médio. Promove o hábito da leitura por meio da contação de histórias. É autora das obras: Casinha de Brinquedo; História da Localidade de Esquina Água Fria; Experiências em Educação Ambiental; Um Tesouro Escondido no Armário; Retratos da Natureza Subtropical; Um Sonho Dentro de Um Sonho e Retratos de Mariana. É membro fundadora da cadeira nº 9 e Coordenadora de Literatura da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul.