Morre Sadi Camera, membro-fundador da Alenrio

Escritor é membro-fundador da Cadeira n.° 6

A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) informa com pesar o falecimento de Sadi Camera, acadêmico fundador da Cadeira n.º 6, ocorrido no dia 11 de outubro.

Professor, escritor e compositor, Sadi dedicou sua vida ao ensino e à preservação das histórias e lendas de Tucunduva. Em seu discurso de posse, destacou: “Esta é uma noite muito feliz para nós, estamos realizando um sonho, fruto de muito trabalho, dedicação e vontade de trabalhar, enfrentar os desafios que esta academia nos traz; de divulgar, criar, resgatar […].”

Entre suas pesquisas, Sadi catalogou lendas locais como O lobisomem de Tucunduva, A lenda do facão torto, Velha Cunha (a feiticeira de Tucunduva), A lenda do Jango Lemes e A menina de branco. Também é autor de diversas composições musicais, incluindo Êxodo, Marca Baguala e Caminhada. Publicou obras como Um homem, uma cidade, histórias que se entrelaçam; História do Hospital de Tucunduva e Os saqueadores de Tucunduva. Além disso, produziu o roteiro “A feiticeira de Tucunduva”, que foi finalista no New York Festivals Film & Video Awards.

Pular para o conteúdo