
Antonio Leutchuk nasceu em Santa Rosa, em 20 de outubro de 1935, filho dos imigrantes ucranianos Alexandre e Maria Leutchuk. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1963, especializou-se em Oftalmotorrinolaringologia. Em 1964, estabeleceu-se em Três Passos, onde exerceu a profissão e se envolveu em atividades sociais e políticas. Casado com a professora Maria Célia, teve cinco filhas: Dúnya, Daniela, Adriana, Patrícia e Fernanda.
Na juventude, militou por reformas sociais e participou do movimento da Legalidade, sendo preso e absolvido pela Justiça Militar. Em 1984, liderou o movimento Diretas Já! na Região Celeiro e foi delegado na Convenção Nacional que indicou Tancredo Neves à Presidência. Em 1985, ajudou a fundar o PT de Três Passos e foi candidato a prefeito em 1992.
Antonio também se dedicou à cultura, sendo sócio fundador do Movimento Pró-Arte de Três Passos e ativo em debates políticos. Apaixonado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, ajudou a fundar o e pelo Três Passos Atlético Clube (TAC) e foi seu primeiro presidente. Antonio Leutchuk deixou um legado de dedicação à medicina, política, cultura e esporte. Faleceu em 21 de setembro de 2006, em Porto Alegre.