
Armin Decio Nied nasceu em 27 de abril de 1940, em Lajeado, RS. Após a morte de sua mãe aos quatro anos, foi separado de seu pai e irmãos, sendo adotado por Berta Lange Wasen e Balduíno Wasen em Horizontina. Sua trajetória cultural destacou-se em Três de Maio, onde viveu até sua morte em 3 de agosto de 2022.
Desde cedo, Armin demonstrava grande curiosidade e fascínio por animais, plantas e poesia, em português e alemão. Após o serviço militar, em 1958, cursou o ensino normal e começou a lecionar nas escolas municipais de Horizontina. Seu interesse pela música foi notado por um professor, que lhe deu um violino reformado e um diapasão, iniciando assim sua jornada musical.
Em 1971, casou-se com Irene Maria Sartor e mudou-se para Três de Maio, onde começou a Faculdade de Letras. Armin também se dedicou à confecção de fantoches e à construção de um palco móvel, trabalhando com materiais como jornais, madeira e molas de aço. Em 1973, transferiu-se para a Escola Cardeal Paccelli, onde lecionava português, redação, inglês e artes, além de ser responsável pela Banda Marcial Pedro Garrafa, que ele transformou em uma orquestra de cordas.
Armin criava instrumentos musicais com materiais simples, incentivando a criatividade de seus educandos. Ensinava diversos instrumentos, como trombone, trompete, violino e flauta. Além da música, restaurava violinos, colecionava abelhas sem ferrão, organizava um mini-zoológico e escrevia poesias. Junto com sua esposa, desenvolveu o projeto Vida, Arte e Cultura. Sua residência, chamada “O Mundo Mágico da Criança”, tornou-se um espaço de atividades culturais, recebendo centenas de crianças para apresentações de teatro e música. Armin Nied é lembrado como um dos maiores ativistas culturais de Três de Maio.