01-GUSTAVO-PRIEBE Gustavo Priebe

Gustavo Priebe nasceu em 6 de junho de 1905, na região da Volínia, então parte do Império Russo, e faleceu em 23 de junho de 1986. Filho de Gustav Priebe Señior e Juliane Priebe, imigrou ainda criança para o Brasil com sua família. Formou-se no Seminário Concórdia, em Porto Alegre, onde se preparou para a vida religiosa e educacional. Casou-se com Irma Matilde Pospichil, com quem teve quatro filhos.

Dedicou sua vida ao ensino e ao ministério pastoral nas Comunidades Evangélicas Luteranas do Rio Grande do Sul. Trabalhou como professor em diversas escolas confessionais e foi pastor em várias regiões, incluindo Novo Machado, onde chegou nos primeiros anos da colonização. Lá, contribuiu ativamente para a educação das crianças e para a vida espiritual da comunidade. Atuou como pastor na Igreja Evangélica Luterana e como professor na Escola Confessional Evangélica Luterana Trindade de Linha Machado. Também atendia comunidades da região e da Argentina.

Gustavo Priebe dominava alemão, inglês e português, e possuía uma vasta coleção de música erudita e livros estrangeiros. Durante a proibição das línguas dos imigrantes, na década de 1940, enterrou livros em língua estrangeira para protegê-los da destruição pelo governo. Além de suas atividades religiosas e educacionais, passou a trabalhar na agricultura a partir de 1938, mantendo seu interesse pela preservação da memória cultural e histórica dos imigrantes.

Gustavo Priebe é patrono perpétuo da cadeira nº 1 da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul.
Pular para o conteúdo