19-ZAIRA Zaira Elisabeth da Silva Logemann

Zaira Elisabeth da Silva Logemann nasceu em 20 de abril de 1929, em Porto Alegre, filha de Antenor Montigny da Silva e Zuleika Antunes da Silva. Foi casada com Jorge Antonio Logemann, fundador da SLC.  Incentivada por sua sogra, Dona Nelly, Zaira iniciou sua carreira artística pintando telas a óleo e porcelanas, tendo estudado no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre e se dedicado à pintura de nus com modelos vivos e porcelana bico de pena.

Em 1978, fixou residência em Porto Alegre, onde se dedicou inteiramente à arte, aprendendo técnicas com Lou Borghetti. Com ela aprendeu diversas técnicas, abstratos, flores, mosaico e colagem. Zaira participou de várias exposições coletivas e, aos 80 anos, teve seu trabalho exibido em uma exposição de artistas selecionados do Sul do Brasil, na Galeria de Monsart, em Paris. Contribuiu, ainda, para a construção de uma ala hospitalar em Porto Alegre que leva seu nome. Em 2020, o Museu Municipal de Horizontina foi nomeado em sua homenagem.

Zaira era uma presença vibrante e dedicou sua vida à arte. Idade e datas não faziam parte de seu vocabulário, pois dizia que: “Algumas pessoas são como pássaros: voam muito mais longe quando conseguem impulsionar outros para voarem juntos”. Faleceu em Porto Alegre, em 4 de agosto de 2017.

Pular para o conteúdo