Sessão Solene em Santo Augusto emociona o público com posse e homenagens

Representantes do setor cultural de todo o Estado, autoridades políticas e comunidade santo-augustense prestigiaram o evento

No último dia 12 de maio, às 19h, o Centro Municipal de Cultura Professor Benedito de Castro, em Santo Augusto-RS, sediou uma sessão solene da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio. O evento, além de apresentar e empossar a nova diretoria da entidade, contou com homenagens e a outorga de honrarias a personalidades locais.

Uma das homenageadas da noite foi a poetisa, escritora, redatora e cronista Lorna Santoni Schneider, eleita como a primeira patronesse da Academia de Letras.

Assinaram o termo de posse e foram diplomados como membro honorário o professor e escritor Odilon Gomes de Oliveira, e como membro benemérito, a professora Dorotéa Schaeffer, ambos reconhecidos por suas contribuições à promoção e incentivo da política cultural no município de Santo Augusto. Os homenageados emocionaram o público com seus discursos.

Durante a cerimônia, também foi lançado o livro O livro das origens, escrito e ilustrado por estudantes da educação básica, sob a organização da professora Tanize Tomasi.

No encerramento, Renato Pereira, presidente da Alenrio, destacou o papel da Academia no estímulo à leitura e à escrita. “Como acadêmicos, temos a responsabilidade de inspirar as pessoas a ler, a escrever e promover a leitura como uma necessidade humana. A Alenrio assume o papel de um verdadeiro parlamento literário, onde escritores eleitos se tornam a voz representativa dos municípios da região Noroeste”, afirmou.

Estiveram representados no evento o Conselho Estadual de Cultura (CEC/RS), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), o Poder Executivo e Legislativo de Santo Augusto, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Vara Judicial da Comarca de Santo Augusto, além de autoridades políticas e representantes culturais de diversos municípios da região.

Os convidados, autoridades, escritores, artistas e a comunidade local foram cossignatários da Carta de Santo Augusto pela Literatura, Livro, Leitura e Valorização da Cultura, mobilizada pela Alenrio, entre eles Darci Pompeo de Mattos, deputado federal pelo Rio Grande do Sul. “Eu li alguns livros e me encontrei nos livros escritos em nossa terra, por isso eu sou grato a esta terra, nosso chão campeiro, noroeste missioneiro, pois foi aqui que nasci”, declara.

A solenidade contou ainda com a participação artística da violinista Gabriela Prezotto e do músico santo-augustense Luciano Ilgenfritz, que encantaram o público com suas apresentações. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Ciranda, pelas mídias da Alenrio e pelos canais de comunicação parceiros da entidade.