Alenrio marca presença na Feira Literária de Três de Maio

Acadêmicos desempenharam papel fundamental na culminância da Feira Literária e Cultural

No último dia 12 de agosto, a Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio, se fez presente na Feira Literária e Cultural de Três de Maio. Renato Pereira, Tanize Tomasi, Sadi Camera, Nair Carpenedo, Cleci Maria Scheid e Jorge Alexio da Luz, membros titulares da Alenrio, compartilharam informações sobre a Academia de Letras com a comunidade de Três de Maio e os escritores locais. A atividade coincidiu com o ponto culminante da feira literária.

O evento também foi marcado pela homenagem a Jorge Alexio da Luz, como escritor homenageado. Enfatizando o engajamento do setor público para a realização da feira como um marco para o setor literário na região, Renato Pereira, presidente da Alenrio, ressaltou a importância de abraçar essa iniciativa. “A Alenrio não é apenas uma reunião de escritores, pois tem em seu propósito a salvaguarda da literatura regional”, destacou o presidente.

A Alenrio apresentou-se com a missão de cultivar, preservar e divulgar a literatura regional, pela reunião de escritores dos mais variados municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. “É preciso encampar esse movimento literário para debater sobre livro, literatura e leitura”, complementa Tanize Tomasi, vice-presidente da entidade.

Sobre a Alenrio

A Academia de Letras do Noroeste do Rio grande do Sul – Alenrio é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, filiada à Academia Rio-grandense de Letras que tem como missão cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura regional, reunindo escritores dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os acadêmicos são chamados “imortais” e ocupam uma cadeira, seguindo a tradição da Academia Francesa, fundada em 1635. O conceito da outorga da “imortalidade” remete-se à lembrança e à valorização permanente do acadêmico no conjunto de escritores da região.

A Alenrio está com inscrições abertas para a apresentação de candidaturas para o preenchimento da Cadeira nº 2, que tem como patrono perpétuo Martin Grajewski. O edital com os critérios para inscrição está disponível no site da Alenrio. As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 31 de agosto.

Pular para o conteúdo